✔Já usada no tratamento de adultos obesos, a liraglutida teve seu uso aprovado para o tratamento de adolescentes no Brasil em agosto de 2020.
📌 Atua de forma semelhante ao hormônio natural GLP1 (glucagon like peptide 1) que possui:
•Ação no controle da saciedade;
•Melhora da sensibilidade à insulina;
•Lentificação do esvaziamento gástrico;
•Além de outras ações hormonais e metabólicas que resultam numa menor ingesta calórica e consequente perda de peso.
📝 Pode ser indicada para adolescentes a partir de 12 anos de idade, portadores de obesidade ( imc correspondente a 30kg/m2 em adultos ou imc acima do percentil 95 para idade e sexo), que não conseguiram perder peso após orientações de mudança de estilo de vida como alimentação balanceada, atividade física e higiene do sono.
💉É de aplicação diária e subcutânea e os efeitos colaterais mais comuns são gastrintestinais ( náuseas, vômitos e diarréia) que tendem a melhorar após 4 semanas de uso.
✅ A liberação foi baseada principalmente nos dados do estudo "Scale Teen"* que mostrou, após 56 semanas de tratamento, uma maior redução de imc do grupo tratado em comparação com o grupo placebo.
❗No entanto há tendência de reganho de peso após interrupção do uso da liraglutida.
É, sem dúvidas, uma opção que pode trazer mais otimismo na luta contra a obesidade grave em pacientes jovens, mas deve ser vista como uma opção adjuvante à mudança de estilo de vida que ainda é o único tratamento definitivo dessa doença crônica.
❓ O que mais você gostaria de saber sobre esse tema? Me conta aqui nos comentários! ⬇
*SCALE Teen (Effect of Liraglutide for Weight Management in Pubertal Adolescent Subjects with Obesity: A 56-week, double-blind, randomised, parallel-group, placebo controlled, multi-national trial followed by a 26-week period off study-drug).
N Engl J Med 2020; 382:2117-2128 DOI: 10.1056/NEJMoa1916038
🩺 Cristiane Barra- EndocrinoPediatra
CRM SP 122252
Comentários